segunda-feira, 26 de outubro de 2009

LOMO



Algumas máquinas fotográficas servem para registrar a realidade. Outras, para distorcê-la e fantasiá-la – caso das famosas Lomo, que com suas lentes de plástico, formatos de brinquedo e imagens surreais ganharam o mundo ao revelá-lo em sua forma mais lúdica.
Simples, analógica, com visual discreto e sem grandes recursos de última geração, as Lomo, desenvolvidas em 1914 na antiga URSS, possuem seguidores do mundo inteiro – inclusive do Brasil, que apesar de sua fiel comunidade lomográfica, não possui uma loja oficial das máquinas russas. Quer dizer… não possuía.
Isso mesmo. A partir do dia 27 de outubro, o país passará a abrigar, orgulhosamente, a primeira loja oficial da Lomographic Society Internacional. Sedido no Rio de Janeiro, em Ipanema, o novo espaço abrigará exposições, workshops e oficinas, seguindo os preceitos estabelecidos pelas Lomo Stores de promover e estimular a fotografia analógica ao redor do mundo. Também serão comercializados produtos lomográficos, artigos anteriormente conseguidos apenas através de encomendas internacionais e reza braba.
Para registrar esse momento, deve-se solicitar convites até o dia 23 de outubro pelo e-mail: euvou@lomography.com.br.
Com um resultado estético pouco convencional, as fotos produzidas pelas máquinas Lomo apresentam características marcantes como bordas escurecidas, efeitos de blur, duplicação de imagem, cores saturadas e outros (d)efeitos artísticos irresistíveis.
Verdadeiro convite à experimentação, contam com admiradores de todo o mundo, conhecidos como lomógrafos. Fiéis às características inustiadas das adoradas máquinas, o grupo chegou a criar 10 regras básicas de uso da Lomo. O melhor modo de cumprí-las, obviamente, é não obedecendo nenhuma.
Confira a lista completa:
1. Leve sua Lomo onde você for.
2. Fotografe a qualquer hora do dia ou da noite.
3. A Lomografia não interfere na sua vida. ela é parte dela.
4. Aproxime-se o máximo possível do objeto a ser fotografado.
5. Não pense.
6. Seja rápido.
7. Você não precisa saber antes o que fotografou.
8. Nem depois.
9. Não fotografe com os olhos.
10. Não se preocupe com as regras.

+Informações:
Inauguração: “Lomography Gallery Store Rio de Janeiro”
Data: 27 de outubro
Horário: 19h
Local: Centro de Convenções da FAAP
Endereço: Av. Visconde de Pirajá, 437, salas 201-206, Ipanema, Rio de Janeiro
Via Zupi

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...