segunda-feira, 13 de abril de 2009

Tradição de Páscoa

A medida que os anos vão passando, vou ficando cada vez mais fã de costumes e tradições, principalmente as que vem sendo repassadas de geração em geração.
Minha amada vó Themis recebeu e repassou tradições alemãs seculares. Por sorte minha mãe aprendeu e dá valor a algumas delas, como as da Páscoa, que eu particularmente adoro!
O final de semana que antecede o domingo de Páscoa sempre foi tempo de muita diversão familiar confeccionando os ninhos e ovinhos que toda a família receberia - principalmente as crianças. Esse “ritual” ia desde preparar o amendoim com açúcar, colher a barba de pau e, é claro, pintar os avos de galinha - na Alemanha o costume era o ovo de gansa - mas isso é o de menos. Os ovos cozidos eram pintados com anilina pela minha vó e minha mãe conta que as casquinhas recheadas de amendoim eram pintadas uma a uma pela minha bisa usando palitinhos de dente ao invés de pincéis. A nostalgia tomou conta da nossa casa nesse feriado e a tradição foi passada adiante. Somente este ano aprendi o ponto do tal amendoim, que segundo a Suzi, é só saber contar: 3, 2, 1. 3 xícaras de amendoim, 2 de açúcar e 1 de água. O mais difícil é saber o ponto certo de tirar do fogo, mas isso é segredo de família... hehehe...

Depois do amendoim pronto fomos pra segunda etapa, a pintura dos ovinhos:E eles ficaram assim:
E no fim dessa trabalheira gostosa, eu também ganhei um ninho lindo do coelho, no domingo de manhã... Páscoa é uma delícia mesmo!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Que coisa boa, prima... lembro com muito carinho desses momentos com a Vó. Agora vc tem que aprender direitinho e fazer cestas pra família inteira!!! rsss.
Bjão!
Vicente

PITA disse...

aaaaaaaaaaiiiiiiiiiiissssshhhhhhhh
que cosaqueridaaaaaaaaa!!!
Esse é um dos rituais mais legais da páscoa, depois é quando éramos crianças, o de procurar pelos ninhos escondidos!! como era bom!!!
beijocassss

KITTY disse...

SÃO LINDOS ESSES OVINHOS !!!

CONFESSO QUE NUNCA TINHA RECEBIDO UM RECHEADINHO DE AMENDOIM ! FOI UM MOMENTO FELIZ GANHAR DA MINHA AMIGA QUERIDA UM AMARELINHO COM UM LINDO DESENHO DE PASSARINHA ! LOVED IT !

FELIZ PÁSCOA !!!

Flavinha disse...

Mumu tu é D ++++!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...