domingo, 14 de dezembro de 2008

...INFO...

Para todos que frequentam o nosso blog, segue informação sobre a Ave que paira na Swell e que chamou nossa atenção no último encontro.
Estive lá neste final de semana novamente e ela continua lá, no mesmo lugar.
Andei me informando e descobri algumas coisas interessantes. O pássaro se chama Urutau. O nome que vem do guarani já diz tudo: guyra (ave) e táu (fantasma). É uma das aves mais cultuadas e curiosamente pouco conhecida da maior parte do povo brasileiro. Da família do Nyctibius griseus = Nyctibius do grego nuktos = noite e bios = viver, ou seja, aquele que vive à noite e griseus: do latim griseus, cinzento, grisalho. Também são chamados de mãe-da-lua, pelo destaque do seu canto que hipnotiza.
Conforme informações encontradas na Internet, o que podemos deduzir é que o Urutau está em período de reprodução, chocando um ovo. Ele escolhe galhos que tenham uma forquilha que armazene o ovo em segurança. Esse período de choca pode chegar a 50 dias (ele já está a 10 dias paradinho lá na Swell).
Aaah, e comentamos antes que a ave estava fazendo mimetismo, mas na verdade é somente uma camuflagem, cuja cor se confunde com a do habitat. Já o mimetismo envolve modificações evolutivas complexas: é o fenômeno que é observado quando um animal é muito parecido a outro, mostrando uma convergência em padrões de coloração, forma, som e até odores. Me desculpem pela confusão!
>>Mais infos<<
Beijão a todos!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...