terça-feira, 1 de novembro de 2011

Papel de parede alternativo









Espaço Loft Ford Coppola da Casa & Cia aposta no lambe-lambe para customização de ambiente

As arquitetas Marília Neves e Daniele Cardoso chamaram a produtora de arte mundo.ag (Mundo Arte Global) para participar da Casa & Cia. O espaço conta com lambe-lambe como revestimento das paredes “É uma alternativa mais barata para personalizar a estampa. Serve ainda para forrar móvel, compor mural artístico (mesclando a estampa com desenho) e como padronagem, imitando o papel de parede. Neste caso, colamos a padronagem em repetição, conforme sugestão das arquitetas. Utilizamos papel jornal para ficar acetinado, mas também temos a opção de imprimir a serigrafia sobre papel offset (branco)”, explica Alexandre Cravo, sócio da mundo.ag.

O desenho do lambe-lambe pode ser serigrafado ou impresso no papel (recurso utilizado em outdoors). Na customização do Espaço Loft Ford Coppola, a arte escolhida teve como base o trabalho desenvolvido pela artista Olly Moss. “Para promover uma série de filmes clássicos que foram exibidos gratuitamente em um festival de verão que ocorreu nos Estados Unidos, chamado Rolling Roadshow, Olly utilizou referências a acontecimentos importantes de alguns filmes. Optamos por usar a arte do cartaz do filme O Poderoso Chefão, parte II, que conta com a figura da Genco Olive Oil Company”, revela a arquiteta Marília Neves.

A colagem do papel propicia duas texturas: uma lisa, imitando o papel industrializado, e outra enrugada, que caracteriza o processo manual realizado nas ruas.A instalação é rápida, mas por ser artesanal, exige cuidado com os encaixes. “O lambe-lambe deve ser grudado, preferencialmente, em uma superfície lisa, já que a cola é absorvida pelo material poroso. Pode ser utilizado em madeira e/ou acrílico, e também, em parede apenas rebocadas (sem tinta), o que exige a aplicação de um celador sobre o reboco para melhor fixação do Lambe”, afirma Cravo.
Ele conta que, para a fixação do papel, usa-se a cola caseira, também denominada grude. “Utilizamos polvilho azedo e vinagre no preparo, no entanto, o ingrediente principal é a água, para facilitar a retirada. Basta molhar bastante, que o papel se desmancha”.


Saiba mais sobre o lambe-lambe

O pôster lambe-lambe também é utilizado para intervenções em espaços públicos. Nos centros urbanos, é comum visualizar nas esquinas, construções abandonadas ou qualquer outro suporte este tipo de cartaz para divulgação de shows, eventos e protestos. Em São Paulo, por exemplo, a gráfica Fidalga ganhou projeção mundial com a exibição de um documentário que registra o processo de confecção do papel.
Para conferir o material, acesse http://www.youtube.com/watch?v=kI5RekPMh_c
Como manifestação artística, o pôster de tamanho variado pode ser pintado individualmente com tinta látex, spray ou guache. Diversos artistas contemporâneos utilizam esse suporte como meio de expressão nas ruas. JR, por exemplo, é um reconhecido fotógrafo que reproduz suas imagens em formato gigante, projetadas em parede, muros, pontes ou até mesmo vagões. Já Shepard Fairey, também chamado Obey, é o autor do famoso cartaz com o retrato do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, traçado nas cores vermelha, azul e branca (as mesmas da bandeira americana). O semblante firme e sereno com o olhar levemente lançado acima do horizonte, tornou-se imagem onipresente de sua campanha. A peça de propaganda não foi produzida por uma grande agência de publicidade nem encomendada pelos marqueteiros oficiais de Obama, mas uma criação espontânea do artista gráfico, que viu sua popularidade — e seu valor artístico — crescer com a de seu candidato.

Sobre a mundo.ag

A mundo.ag é uma produtora de arte que cria e executa ambientações, exposições e projetos especiais. Desde 2006 trabalha de maneira exclusiva e diferenciada, realizando exposições, ambientações e diversos projetos publicitários personalizados para clientes como: Olympikus, West Coast, Converse, Bic, Guaraná Kuat e Tetrapark.

Saiba mais em www.facebook.com/mundo.arteglobal e www.mundo.ag


Espero que tenham gostado e aproveitem para dar uma passadinha lá no espaço das meninas!

Material enviado por: Marília Neves

beijocassss

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...