
O Dia dos Namorados se aproxima. Resolvi fazer uma listinha de filmes pra quem pretende passar a noite fria do dia 12 num clima cineminha. Tem dicas pra quem está em diferentes momentos românticos. Com ou sem cobertor de orelha!
* Os Amantes do Círculo PolarEsse é pra quem tá sozinho, coração partido mesmo e quer dar aquela chorada boa! Pra mim um dos filmes mais lindos e românticos de todos os tempos. O círculo do título é um signo que acompanha toda a história. Perceba que até os nomes dos protagonistas (Otto e Ana) têm essa referência ao circular! Pena que ainda não existe em DVD. Quem quiser curtir essa dica vai ter que fazer mão do bom e velho VHS...
* O Marido da CabeleireiraPra ver debaixo das cobertas, pezinhos entrelaçados. O pai do pequeno Antoine um dia lhe pergunta o que ele quer ser quando crescer. Resposta: “Quero ser o marido de uma cabeleireira”. Décadas mais tarde, Antoine conhece Mathilde... Um filme que fala do que pode acontecer quando nossos desejos se tornam realidade.
* Asas do DesejoViu Cidade dos Anjos e achou legalzinho? Pois esse é o original, feito com maestria pelo diretor alemão Wim Wenders. Esse filme é pra quem está no começo do romance. Tudo é colorido, fantástico, empolgante. Naquela fase que a gente acredita que o amor conquista tudo e que, por amor, tudo vale. No filme, um anjo que acompanha os mortais em Berlim conhece e se apaixona por uma trapezista de circo. De forma super delicada, Wenders apresenta, nos dilemas de um anjo, anseios e dúvidas humanos.
* Alta FidelidadeTá na dúvida se casa ou compra uma bicicleta? Pois então esse é o filme pro dia 12! Rob é um trintão cheio de projetos inacabados que passa a maior parte do seu tempo fazendo listas “10 mais” (!) atrás do balcão de sua loja de discos. Ele tenta entender o porquê de seus relacionamentos não terem sucesso e parte para uma lista de seus cinco piores términos de namoro. Baseado no livro do inglês Nick Hornby, o filme vale, também, pela excelente trilha sonora (que acaba virando personagem da história) e por ser recheado de personagens excêntricos e deliciosos, como o funcionário da loja, vivido por Jack Black, e o atual namorado da ex de Rob, um podicrê new age interpretado lindamente por Tim Robbins.
* Vestígios do DiaCurtir um amor platônico tem seu valor! Pra quem tá nesse clima, o filme é perfeito. Além de ser lindo, sensível e exato, traz a melhor performance do genial Anthony Hopkins. Ele é James Stevens, mordomo frio e contido de uma propriedade rural no interior da Inglaterra. A história cobre duas épocas distintas – a segunda metade da década de 30 e o ano de 1958, e trata da relação de James com a governanta da casa, vivida por Emma Thompson em outra atuação fantástica.
* Ata-mePra comprovar que Antonio Banderas já foi um baita ator... Ele é Ricky, um moço que acaba de sair de uma instituição psiquiátrica em busca de Marina Osorio (Victoria Abril), uma atriz pornô por quem o rapaz está apaixonado. Do diretor espanhol Pedro Almodóvar, Ata-me é uma história de amor contada de forma bem-humorada, sexy e inusitada. Pra quem quer dar uma apimentada básica na noite dos enamorados.
* SecretáriaSeguindo a linha filmes calientes, esse é sensacional! Explora o fetiche secretária x chefe de uma forma sexy e surpreendentemente não-machista. Lee é uma moça tímida que vai trabalhar no escritório do advogado Edward. Meninas, o chefinho é o James Spader – lembram de Sexo, Mentiras e Videotape?! Pois os dois embarcam num relacionamento marcado pelo jogo submissão/dominação apresentado de forma delicada. Achei um baita filme. Uma história de amor. Sério. Mesmo.
* CloserTerminou um relacionamento há pouco tempo e quer ver um filme pra reforçar a decisão de ficar só? Uma sessão de Closer e a gente se convence de que a canoa é furadaça! Baseado na peça de Patrick Marber, dirigido pelo grande Mike Nichols (A Primeira Noite de um Homem) e com um mega elenco, o filme nos confronta com aquele nosso lado sombrio que vem à tona quando nos deparamos com certos relacionamentos. O jogo de poder, a insegurança, a posse, o medo de se perder no outro, o querer exatamente o que não se tem. Filme é pesado. Mas é lindo. Muito lindo.
* Notting HillA história do dono de uma livraria especializada em turismo no charmoso bairro de Notting Hill, em Londres, que se apaixona pela maior estrela de cinema do planeta é pra qualquer situação. Casados, solteiros, namorados, enrolados, separados. Os protagonistas são vividos pelo Hugh Grant e pela Julia Roberts, mas a grande sacada do filme são os amigos do rapaz. Excêntricos, engraçados, doces, comoventes, reais. O filme é bem conhecido, eu sei. Cinemão e tal. Pra quem já viu, na minha opinião, vale rever SEMPRE. Não viu? Corre pra locadora e pega A-GO-RA! É o tipo de comédia romântica que acertou a mão em cheio e que não tem como a gente não ficar com um sorriso nos lábios e uma vontade de ser feliz quando assiste!